Sabe aquele tempo (bem distante), em que a média de um tratamento ortodôntico durava uns seis anos? Contudo, graças aos avanços tecnológicos e estudos cada vez mais evoluídos, essa época ficou para trás. Eu, particularmente, sou adepto dos novos métodos de trabalho aliados aos avanços da modernidade. Por isso mesmo, este mês, quis trazer para vocês uma técnica que tem ganhado o coração (ou melhor, os sorrisos) de profissionais e pacientes. Falo da técnica Digital Smile Design (DSD), idealizada pelo dentista Christian Coachman, da Well Clinic, considerado um dos mais renomados do mundo e eleito entre os 10 principais profissionais do Reino Unido.
A ideia (que revolucionou o mercado), resumidamente, permite que o paciente participe de todo cronograma do novo sorriso e saiba exatamente como será o resultado real. Como? Simples! O processo viabiliza, a partir de um escaneamento dentro do consultório do dentista, um planejamento personalizado. O objetivo é muito simples: viabilizar a estética direcionada a cada perfil.
Tudo isso ocorre em uma única consulta. Assim, conseguimos, por exemplo, receber as guias de preparo de um tratamento com lentes de porcelanas, que foram “cimentadas” no mesmo dia.
A busca pela odontologia 100% é um desafio. Ao contrário do que alguns defendem, na minha opinião, a tecnologia é possível e deve ser usada como fim de aperfeiçoamento. Ela não veio para retirar o olhar do dentista e, muito menos, como substituta. O direcionamento profissional é imprescindível, e técnicas como a DSD vêm como alternativas de aperfeiçoamento do propósito maior.
Esse apoio precisa ser bem recebido por todos nós, sobretudo por causa da agilidade. Em uma era de extrema informação e de tempo escasso para a grande maioria das pessoas, pensar num tratamento eficaz e com pequena duração surge como necessidade de mercado. Tanto que, no caso das lentes de contato, hoje, já é possível que o paciente esteja com protocolo todo finalizado na consulta de retorno. Por isso, pensar tecnologicamente é uma realidade dos tempos de modernidade e imprescindível para qualquer negócio, inclusive à odontologia.